sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Proposta de redação: dependência ou não do petróleo

TRECHO 1

O mundo se prepara para diminuir a dependência do petróleo, mas enfrenta dificuldades: este é um recurso que move a economia mundial, é cobiçado por todos os países, garante o direito de ir e vir e está presente em quase tudo que nos cerca.

Diante da escassez anunciada, dos preços em alta e da ameaça do aquecimento global, produtoras e distribuidoras investem pesadamente em opções alternativas. Montadoras testam novas tecnologias para mover carros e caminhões. Mas a tarefa é quase impossível. A queda na produção de petróleo influenciaria a quantidade e o tipo de bens produzidos na economia mundial – e não se está falando apenas de energia e transporte.

Formado por uma mistura de compostos, o petróleo é matéria-prima essencial nas indústrias de tintas, ceras, vernizes, resinas, pneus, borrachas, fósforos, fertilizantes, alimentos. A partir de seu refino, são extraídos, entre outros, gasolina, diesel, querosene, óleo combustível, lubrificante e parafina. Assim, não é à toa que ele tenha sido apelidado de “ouro negro”.



Trecho 2

O petróleo nosso de cada dia

O petróleo está tão integrado ao nosso cotidiano, que não notamos a sua presença, mesmo que indireta, na maioria dos produtos.

Sacolas de supermercados, escovas de dente, analgésicos, tapetes, mamadeiras, potes de plástico,CDs DVDs, sabão em pó, meias de náilon, camisas e colchões



Trecho 3

A estratégia das fontes renováveis

Em tempos de busca de outras fontes de energia renováveis, os especialistas se voltaram para a energia solar, dos ventos e da biomassa, que, até há pouco tempo, estavam desacreditadas por questões de preço e desenvolvimento tecnológico. Hoje, elas atendem a 18% do consumo e a tendência é de expansão.



Com base nas informações contidas nesses quatro trechos e em seu conhecimento de mundo,

REDIJA um artigo de opinião, respondendo à pergunta-título da reportagem:

É possível viver sem petróleo?

Apresente argumentos relevantes e coerentes, que justifiquem seu ponto de vista.

Um comentário:

  1. O que se estar alardeando sobre o pre-sal é o mesmo que fizeram com o prouni...é propaganda política, eleitoreira. A desigualdade pra ser reduzida, necessita de políticas públicas sérias. Para a riqueza do ouro negro chegar aos pobres em forma de educação de qualidade, os nossos políticos precisam trabalhar mais, porque os salários que eles ganham já é o bastante pra isso. Necessitamos de política e não politicagem.
    Nossa, como eu fui repetitivo, mas será que sou incompetente neste contexto?
    P.S. Professera, não corrija este texto ! (risos).

    ResponderExcluir

Oficina Avançada

Minha foto
A principal função desse blog é auxiliar a compreenção dos assuntos de redação aos vestibulandos!Pedimos a colaboração de todos. Bons estudos!