sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Para começo de conversa...

Uma dissertação bem redigida apresenta necessariamente, perfeita articulação de idéias. Para obtê-la, é necessário promover o encandeamento semântico (significado, idéias) e o encandeamento sintático (mecanismos que ligam uma oração à outra). A coesão (elemento da frase é retomado na frase B) é obtida, principalmente, através dos elementos de ligação que proporcionam as relações necessárias à integração harmoniosa de orações e parágrafos em torno de um mesmo assunto (eixo temático)
A coesão entre as orações, períodos e parágrafos dissertativos é obtida pelos elementos de ligação, que são os advérbios, as conjunções, as preposições.
Num levantamento detalhado, Othon Moacyr Garcia ( Comunicação e Prosa Moderna) arrolou os mais usuais elementos de ligação empregados na dissertação _ advérbios, locuções, conjunções e preposições Os itens seguintes encerram o significado de cada grupo de elementos de ligação.

Prioridade e relevância
Em primeiro lugar, antes de mais nada, primeiramente, acima de tudo, principalmente, primordialmente, sobretudo.

Tempo (freqüência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade)
Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco, antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, freqüentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto isso e as conjunções temporais.

Semelhança, comparação, conformidade
Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira, idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista e as conjunções comparativas.

Adição, continuação
Além disso, (a) demais, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e, nem, não só... mas também etc.)

Dúvida
Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.

Certeza, ênfase
De certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.

Surpresa, imprevisto
Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente, surpreendentemente.

Ilustração, esclarecimento
Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber.

Propósito, intenção, finalidade
Com o fim de, a fim de, com o propósito de.

Lugar, proximidade, distância
Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, além, acolá, outros advérbios de lugar, algumas outras preposições e os pronomes demonstrativos.

Resumo, recapitulação, conclusão
Em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto.

Causa, conseqüência
Daí, por conseqüência, por seguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito e as conjunções causais, conclusivas e explicativas.

Contraste, oposição, restrição, ressalva
Pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos e as conjunções adversativas e concessivas.

Referência em geral
Os pronomes demonstrativos “este” (o mais próximo), “aquele” (o mais distante), “esse” (posição intermediária: o que está perto da pessoa com quem se fala); os pronomes pessoais; repetições da mesma palavra, de um sinônimo, perífrase ou variante sua; os pronomes adjetivos (último, penúltimo, antepenúltimo, anterior, posterior); os numerais ordinais (primeiro, segundo etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina Avançada

Minha foto
A principal função desse blog é auxiliar a compreenção dos assuntos de redação aos vestibulandos!Pedimos a colaboração de todos. Bons estudos!